Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de decoração para casa alugada

Quer dicas para decoração de casa alugada?

Se mudar, e mudar de fase na vida pode ser uma experiência incrível, mas quando assunto é decoração para casa alugada, surgem alguns desafios. Afinal, ao contrário de um imóvel próprio, onde você tem liberdade para fazer reformas, no aluguel, as mudanças geralmente precisam ser mais sutis e temporárias.

Separei para você algumas dicas de como decorar imóveis alugados de maneira prática, econômica e elegante

Comece observando piso, parede e teto.

    O primeiro passo para obter sucesso na decoração de uma casa alugada (e própria também) é observar a base do ambiente, ou seja, piso, paredes e teto.

    Pinturas transformam o espaço de uma forma econômica e facilmente reversível.

    Em geral imóveis alugados já chegam com todas as paredes brancas, algo que particularmente acho lindo se for composto com outros itens que trazer aconchego, mas se você não se sente bem em morar em um espaço com paredes brancas, invista em alguns detalhes que poderão trazer uma linguagem mais descontraída ao ambiente.

    Tetos coloridos por exemplo, mudam totalmente a atmosfera do espaço.

    Existem pisos laminados e vinílicos que você poderá retirar quando for deixar o imóvel.

    Tapetes também são uma excelente alternativa para disfarçar pisos que não te agrade por algum motivo.


    Verifique o acabamento das paredes, se precisar considere uma demão de massa corrida e pintura na cor que preferir, tenho certeza que você não vai se arrepender.

    Em relação ao teto, sugiro analisar a pintura e considerar a troca dos plafons e luminárias se não estiverem contribuindo com a decoração, mas lembre-se de guardar a anterior para substituir no caso de uma futura mudança.

    Priorize móveis funcionais soltos e/ou modulares.

    Móveis modulares são ideais para quem mora em imóvel alugado, pois oferecem flexibilidade e podem ser facilmente realocados ou adaptados a diferentes espaços.

    Sofás que podem ser desmembrados, e estantes modulares são ótimos exemplos. Além disso, opte por móveis que atendem a mais de uma função, como camas com gavetas de armazenamento ou mesas de centro com espaço interno.

    Nem só de móveis planejados se faz casa bonita, pelo contrário, móveis soltos são essenciais para compor uma casa charmosa. Invista em móveis versáteis de boa qualidade que poderão te acompanhar em uma futura mudança.

    Cortinas e iluminação fazem diferença

    Trocar uma cortina simples por um modelo mais elegante transforma o ambiente.

    Uma boa iluminação é fundamental para criar um ambiente acolhedor e sofisticado, mesmo em espaços alugados. Luminárias de piso, abajur, pendentes, trilhos podem ser formas práticas e estilosa de iluminar o ambiente, sem precisar mexer na infraestrutura elétrica.
    Lâmpadas com intensidade ajustável e luzes quentes criam um clima mais aconchegante e ajudam a transformar a energia do ambiente.

    Plantas: vida em qualquer cantinho

    Se tem algo que deixa uma casa com alma, são as plantas. Vasos no chão, suportes suspensos ou até uma hortinha na cozinha são perfeitos para trazer frescor e personalidade.

    Aposte em peças de decoração que adicionam estilo sem comprometer o imóvel

    Investir em decoração é uma maneira simples e eficaz de dar vida ao ambiente sem precisar fazer reformas permanentes. Almofadas, vasos, cortinas, quadros e tapetes tornam o ambiente aconchegante e podem transformar instantaneamente um cômodo.

    Aliás, cortinas e persianas são excelentes para decorar, proteger o ambiente do sol intenso e ainda de quebra esconder aquela esquadria feinha.

    Use móveis com design clássico e neutro

    Como você não sabe quanto tempo ficará no imóvel alugado, escolher móveis que sejam atemporais e neutros é uma ótima estratégia. Móveis em tons neutros, como branco, cinza ou madeira em tons claros e médios, são fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração. Ao escolher peças clássicas, como uma mesa de jantar simples ou um sofá neutro, você cria um ambiente elegante que pode ser facilmente adaptado se mudar para outro imóvel no futuro.

    Aproveite as paredes sem danificá-las

    Se o contrato de aluguel proíbe a fixação de prateleiras ou quadros nas paredes, explore outras maneiras de usar as superfícies verticais. Você pode usar suportes para pendurar quadros sem furar as paredes, utilizando fitas adesivas próprias para esta finalidade. Neste caso prefira elementos mais leves, como pequenos quadros, e outros itens como pratos decorativos, etc.
    Além disso, invista em móveis que ajudam a otimizar o espaço vertical, como estantes e prateleiras que ser colocadas no chão.


    Observe também as tomadas e interruptores, especialmente aqueles que ficam mais aparentes e se realmente precisar avalie trocá-los, faça um cômodo a cada mês e logo estará usufruindo da sua casa da melhor forma.

    Otimização de espaço

    Use estantes altas, cestos, caixas e organizadores para manter o ambiente arrumado e maximizar cada cantinho.

    Não sofra por algo que não pode ser mudado.

    Se o revestimento do banheiro não te agrada, busque outras formas de trazer beleza para aquele espaço.

    Invista em jogos de toalha novos em cores neutras de boa qualidade, arrume os itens da bancada em bandejas charmosas, coloque uma planta pequena no banheiro, se houver espaço.

    Ou seja, busque outras formas de se sentir bem dentro daquele espaço.

    Traga toques de personalidade com objetos pessoais

    Mesmo que você não possa fazer mudanças permanentes no imóvel, pode adicionar itens que trazem sua personalidade para dentro de casa. Fotografias, livros, objetos de viagens, souvenirs e plantas são ótimos para deixar o ambiente mais seu. Plantas, além de trazerem frescor ao ambiente, são um excelente modo de adicionar vida a qualquer cômodo.

    Invista em peças de alta qualidade.

    Ao mobiliar um imóvel alugado, procure investir em peças de boa qualidade e que sejam duráveis, já que elas serão mais vantajosas a longo prazo. Escolha móveis que sejam fáceis de transportar e que resistam ao uso constante, como sofás e cadeiras com tecidos resistentes e móveis de madeira sólida.

    Crie ambientes funcionais com layout inteligente

    Aproveite ao máximo o layout do imóvel. Um bom planejamento do espaço pode transformar ambientes pequenos ou mal distribuídos em áreas funcionais e acolhedoras. Faça uso de divisórias, como biombos ou estantes abertas, para criar diferentes zonas dentro de um mesmo cômodo, como um home office na sala de estar ou uma área de leitura no quarto. Organize os móveis de forma a criar fluidez e deixar o ambiente mais espaçoso.

    Se você ainda tem dúvidas e precisa de ajuda para decorar ou definir um bom layout para seu imóvel alugado, clique aqui que nós podemos te ajudar.

    Se a cozinha da sua casa alugada é pequena, ou você acha que precisa de ajuda para torná-la mais funcional, confere este post com dicas para sua cozinha pequena

    Decorando Interiores

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts relacionados